Seminário CDTS Jogos e Saúde 2019


O Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/CDTS) tem no núcleo de sua missão desenvolver tecnologias em prol da Saúde Pública. Com o advento da sociedade da informação, mais bem observada na perspectiva da revolução digital, acreditamos que o uso das tecnologias digitais para a difusão do conhecimento científico para o público em geral ou como ferramenta comunicacional entre academia e serviço de saúde é primordial para que nos tornemos protagonistas no processo de construção de uma sociedade que preza pelo seu bem estar e pela equidade. Sendo assim, promoveremos em 01/10/2019 o Seminário CDTS de Jogos e Saúde 2019 com intuito de levar principalmente, mas não exclusivamente, ao público interno da Fiocruz a oportunidade de se reunir em torno de profissionais de saúde e especialistas em jogos para auferir conhecimentos e trocar idieas a respeito desta instigante temática.

 

Local: Auditório do CDHS / COC - Campus Manguinhos da Fiocruz
Data: 01/10/2019
Período de inscrições: 13/09/2019 10:00 a 30/09/2019 18:00

Atividades:

Palestras

Jogos não se limitam a entretenimentos e há anos já vêm sendo usados para os mais diversos fins, entre eles a Saúde. O maior evento acadêmico sobre jogos da América Latina, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital — SBGames, criou o Workshop de Jogos e Saúde em reconhecimento à importância do tema.

Neste ano, o SBGames ocorre no Rio de Janeiro, nos dias 28 a 31 de outubro, no Riocentro, Barra da Tijuca, e, como um dos eventos preparatórios, a Fiocruz organiza o Seminário Jogos e Saúde, visando estimular a reflexão sobre esta interface cada vez mais importante em nossos dias.

Sandra Moura e Humberto Neto, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), compartilharão suas experiências com o uso de jogos digitais como terapia inovadora para a reabilitação de pacientes amputados.

Liliane Faria da Silva, enfermeira e professora da Universidade Federal Fluminense, vai falar sobre a importância das brincadeiras e jogos no tratamento de crianças com câncer.

Marcelo Simão de Vasconcellos, da Fundação Oswaldo Cruz, vai apresentar a importância dos jogos como espaço de cidadania e como ferramentas de modelagem e desenvolvimento de políticas públicas mais participativas.

Sala: Auditório do CDHS
Data: 01/10/2019 das 09:00 às 12:00
Número de vagas: 58

Oficina de Narrativas Interativas com Twine

Narrativas interativas são uma espécie de híbridos entre histórias e jogos e têm sido instrumentais para engajar e educar leitores nos mais diferentes tipos de conteúdo.

"O Twine é uma ferramenta de código aberto para contar histórias interativas e não lineares. Você não precisa escrever nenhum código para criar uma história simples com o Twine. O Twine publica diretamente em HTML, para que você possa postar seu trabalho em praticamente qualquer lugar. Tudo o que você criar com ele será totalmente gratuito para usar da maneira que quiser, inclusive para fins comerciais".

Esses parágrafos quase humildes no site do Twine (www.twinery.org) escondem o poder por trás da simplicidade do software. Ele permite a criação de narrativas digitais semelhantes aos antigos livros-jogos "Escolha sua própria aventura", onde as decisões tomadas pelo leitor conduzem a diferentes páginas com diferentes consequências de suas ações.

A ferramenta permitiu a vários grupos minoritários se exprimirem por meio de narrativas interativas. A comunidade LGBTQ+, por exemplo, tem usado o Twine para criar narrativas pessoais, engraçadas e comoventes sobre suas vidas, lutas e vitórias. De forma semelhante, o Twine pode ser uma ferramenta poderosa para se criar narrativas interativas nos mais diversos temas de saúde.

A ideia desta oficina é apresentar o conceito e a estrutura das narrativas interativas, o Twine, seus usos potenciais e realizar uma sessão introdutória onde os participantes poderão criar cenas curtas usando o software. Após uma breve introdução, cada participante fará o download do software gratuito ou usará a versão on-line no site do Twine para começar a incluir seu próprio conteúdo e, ao mesmo tempo, aprender o básico da ferramenta. Não há necessidade de conhecimento prévio, apenas de um laptop conectado à internet.

Sala: Auditório do CDHS
Data: 01/10/2019 das 13:30 às 16:00
Número de vagas: 55