"Encontro de Saberes: Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde"


Dias 26, 27 e 28 de novembro de 2018 das 9:00 às 17:00

Local: Salão térreo da ENSP/Fiocruz, Av. Leopoldo Bulhões 1480, Manguinhos.

Período de inscrições: Até dia 22/11/2018 às 23:00

O Encontro marca o lançamento do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde. O principal objetivo do NEEPES é desenvolver conhecimentos interdisciplinares, metodologias colaborativas e diálogos interculturais com diversas linguagens (científicas, artísticas e populares) conectadas às lutas por saúde, dignidade e direitos territoriais das populações excluídas das cidades, campos, florestas e águas. A proposta de uma promoção emancipatória da saúde articula quatro dimensões de justiça (social, ambiental, sanitária e cognitiva) a partir de três campos do conhecimento:  - a saúde coletiva, a ecologia política e as abordagens pós-coloniais, em especial as epistemologias do Sul.

O público alvo do evento são pesquisadores e estudantes de pós-graduação, ativistas, ONGs e movimentos sociais dos campos e cidades.

Na ocasião do encontro serão realizadas mesas, lançamento de filmes e livros, atividades culturais, grupos de trabalho e debates. Estarão presentes representantes dos movimentos sociais do campo, das cidades e das florestas, pesquisadores e estudantes de diversas instituições sendo desafiados a pensar "Como unir as lutas sociais dos campos e das cidades".

As atividades pretendem divulgar, debater e construir agendas conjuntas de trabalho em torno das propostas do NEEPES, incluindo o encontro/ecologia de saberes por meio de diversas linguagens e relatos escritos-orais, gráficos e poético-musicais.

No segundo dia do Encontro (27/11) os interessados devem escolher no formulário de inscrição em qual das duas atividades preferem participar:

(1) Mostra de vídeos produzidos por cineastas nos e dos territórios como estratégia de produção e divulgação de saberes, denúncias e lutas por dignidade e saúde, acompanhada por debates mediados por pesquisadoras do NEEPES.  Esta atividade é dedicada, embora não exclusivamente, a estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores em formação.

(2) Grupos de trabalho com movimentos sociais, ativistas e pesquisadores que com eles se articulam. Cada grupo discutirá uma das seguintes questões semeadoras: Como compreender e enfrentar as violências e racismos que atingem territórios e populações? Como avançar no encontro e ecologia de saberes entre a academia, as comunidades e os movimentos sociais? Como incorporar a relação com a natureza e a soberania alimentar em ações de promoção da saúde nos territórios? De que forma geramos vida em nossos territórios e como compartilhamos tais conquistas para quem vive dentro e fora deles? Após os grupos discutirem essas questões, todos farão uma conexão com a questão geral do Encontro: como unir as lutas sociais dos campos e das cidades?

OBS: A atividade 2 ocorrerá na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, salas 116, 117, 214, 314.

A garantia de participação no Encontro está limitada ao total de vagas (200). No ato da inscrição, cada participante deverá optar por umas das atividades do segundo dia, porém o atendimento desta opção dependerá do número de vagas disponíveis (80 vagas para a atividade 1 e 120 vagas para a atividade 2). Caso o número de inscritos em uma atividade supere o número de vagas disponíveis, os participantes excedentes serão automaticamente alocados na outra dentro do limite.

ATENÇÃO! As únicas opções de almoço disponíveis nas proximidades do Encontro são o restaurante da Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (ASFOC) e no restaurante da Bio-Manguinhos. Ambas alternativas são distantes da ENSP, por esse motivo, e para aproveitarmos melhor o tempo disponível, estaremos oferecendo aos convidados do evento refeições agroecológicas preparada pelo Espaço Raízes do Brasil (do Movimento dos Pequenos Agricultores/MPA) que serão entregues no local e nos dias do evento. 

Caso você também queira usufruir dessa opção, por favor, entre em contato com o Raízes do Brasil através do e-mail eventos@raizesdobrasil.org.br e reserve sua refeição para os dias em que estará presente no encontro, na ocasião você será informado/a do custo total, e  o pagamento deve ser feito antecipadamente através da conta bancária do fornecedor (Banco Santander – Agência 3201, Conta Corrente 000130036290, CNPJ 31.305.893/0001-07) até o dia 23/11/2018. Também haverá uma alternativa de cardápio para vegetarianos, informe ao Raízes do Brasil se essa for a sua opção.

 

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO

DIA 26 DE NOVEMBRO – Auditório Térreo da ENSP

8:30 – Inscrições

9:30 – Boas vindas e Mística de Abertura

10:00 – Apresentação da proposta do NEEPES: Marcelo Firpo Porto

10:30 – Mesa: Construção de Saberes Emancipatórios frente à Crises Ecológica e Democrática nos Campos e Cidades.

Participantes: Raquel Rolnik (FAU/USP); Ruben Siqueira (CPT, RBJA); Sérgio Suiama (MPF). Coordenação: Marize Cunha/Neepes.

12:15 – Debates

12:30 – Almoço

13:30 – Lançamento do portal do NEEPES e do novo portal do Mapa de Conflitos envolvendo Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil

13:45 - Exibição da última versão do documentário Fio da Meada de Silvio Tendler

15:30 – Mesa: O documentário como estratégia de visibilidade das lutas e dos conhecimentos alternativos frente aos conflitos socioecológicos

Participantes: Silvio Tendler - Cineasta; Cacique Jairo Saw Munduruku e Cacique Juarez Saw Munduruku. Coordenação: Marina Fasanello/ Neepes.

 

DIA 27 DE NOVEMBRO 

Atividade 1 - Mostra de Vídeos dos Territórios e Debates (Auditório Térreo da ENSP)

09:00 – Mostra de Vídeos e Debates sobre Conflito e Racismo Ambiental, coordenação Tania Pacheco.

12:15 - Almoço

13:00 - Coral da Fiocruz – Auditório Térreo da ENSP

13:30 – Mostra de Vídeos e Debates sobre lutas comunitárias nas favelas, coordenação Marize Cunha

Atividade 2 - Grupos de Trabalho: como unir as lutas sociais do campo e da cidade? (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, salas 116, 117, 214, 314)

09:00 – 1ª Sessão de Trabalho em Grupo

12:15 – Almoço

13:00 – Coral da Fiocruz – Auditório Térreo da ENSP

13:30 – 2ª Sessão de Trabalho em Grupo

 

DIA 28 DE NOVEMBRO – Auditório Térreo da ENSP

09:00 – Plenária com apresentação das relatorias, gráfica e poético musical em diálogo com Boaventura de Sousa Santos.

12:30 – Almoço

13:30 – Mesa: Experiências e Saberes Emancipatórios dos Movimentos Sociais

Participantes: Mônica Francisco (Movimento de Favelas e Deputada Estadual); Sonia Guajajara (APIB), Vitor Guimarães (MTST), Rejane Oliveira (CONAQ) e Eliete Paraguassu (MPP).

Coordenação: Diogo Rocha/Neepes.

15:10 – Debate

15:50 – Comentários: Marcelo Firpo/ Neepes, Boaventura de Sousa Santos/CES-UC, Nisia Trindade (Presidente da Fiocruz) e Hermano Castro (Diretor da ENSP),

16:30- Lançamento de livros com Saberes e Sabores

Local: Auditório Térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP
Data: 26/11/2018 a 28/11/2018
Período de inscrições: 23/10/2018 08:00 a 07/12/2018 23:00

Atividades:

"Encontro de Saberes: Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde"

Sala: Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) - Térreo - Fiocruz
Início: 26/11/2018 09:00
Fim: 28/11/2018 17:00
Número de vagas: 400

1ª atividade: Grupos de Trabalho: como unir as lutas sociais do campo e da cidade?

 Grupos de trabalho com movimentos sociais, ativistas e pesquisadores que com eles se articulam, que discutirão as seguintes questões: o que une as lutas sociais dos campos e cidades? Como compreender e enfrentar as violências e racismos que atingem territórios e populações? Como avançar no encontro e ecologia de saberes entre a academia, as comunidades e os movimentos sociais? Como incorporar a relação com a natureza e a soberania alimentar em ações de promoção da saúde nos territórios? Para registrar essas discussões serão realizados quatro tipos de registros: o escrito, o gráfico, o poético musical e o audiovisual. O gráfico inclui artistas e grafiteiros com experiência ativista, e o poético-musical explorará quatro linguagens: o cordel, o slam poetry, o repente e o RAP.

Sala: (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, salas 116, 117, 214, 314
Data: 27/11/2018 das 09:00 às 17:00
Número de vagas: 160

2ª atividade: Mostra de Vídeos dos Territórios e Debates

 

Dedicada especial, mas não exclusivamente, para estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores em formação. Será realizada uma mostra de vídeos produzidos por cineastas nos e dos territórios como estratégia de produção e divulgação de saberes, denúncias e lutas por dignidade e saúde. A exibição dos vídeos será acompanhada por debates mediados por pesquisadoras do NEEPES. Na parte da manhã o tema será “conflito e racismo ambiental” com Tania Pacheco, e na parte da tarde “lutas comunitárias nas favelas” com Marize Cunha.

Sala: Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) - Térreo - Fiocruz
Data: 27/11/2018 das 09:00 às 17:00
Número de vagas: 60